Bom, sobre seu
primeiro questionamento, e em atenção a sua pergunta complementar, há de
verificar dois pontos: o Sistema Ving Tsun (com seu respectivo programa) e o
Programa Ving Tsun Experience. São coisas distintas.
Sobre o VTExp,
que traz na sua primeira pergunta, é de compreender que se trata de um programa
experiencial, ou seja, é uma experiência do Ving Tsun, não sendo ele
propriamente dito. É por intermédio desse programa que se espera que o
praticante se desenvolva e amadureça para que tenha consciência e permita no
futuro o acesso ao Sistema Ving Tsun com a realização do ato cerimonial de Hoi
Kuen. Assim, me parece, mesmo no programa experiencial, o convívio com seu Si Fu, com seus irmãos Kung Fu,
a relação com sua família trarão (in)conscientemente elementos como atenção,
cuidado, zelo, etc.. que permitirão com o tempo ajudá-lo na sua jornada, mas há o efeito limitante do próprio VTExp pela sua natureza.
Quanto a pergunta
complementar, eu compreendo que cada domínio (e não nível, pois níveis nos referimos
ao programa VTExp) tem sua peculiaridade e natureza. Se puder conferir no
próprio material do VT Exp, este possui a natureza do domínio que se
experencia. Veja, por exemplo, o nível 1 do VTExp tem por experiência o domínio SNT:

Então, cada domínio do sistema possui sua peculiaridade e estão
entrelaçados, formadores do sistema. Então, na medida que se avança,
compreende-se uma nova natureza e, ao mesmo tempo, aperfeiçoa-se a anterior. O
processo evolutivo é constante, a ponto de notar o Si Gung, por exemplo, que ainda está em processo de evolução do seu Kung Fu. Enquanto houver vida, há
possibilidade de viver melhor. Então o Kung Fu é constante, tal como é sua
vida.
Pode ajudar esse
texto do Si Fu:
https://www.vidakungfu.app/blog/vida-kung-fu-5/ving-tsun-kung-fu-ficara-com-voce-do-dia-que-voce-comecar-ate-o-dia-que-voce-morrer-8
Também destaco a leitura desse artigo:
https://www.vidakungfu.app/ving-tsun-experience
Como ele tem auxiliado na sua vida, Raphael? E o que tem contribuído esse programa no seu desenvolvimento?
É isso que eu quero saber
Obrigado por deixar sua pergunta mais clara.
Rafael, acredito que a provocação de seu Si Hing é para te chamar atenção de que desenvolver Kung Fu é um processo individual.
Você não aprendeu o que é um Taan Sau só vendo outra pessoa fazer, certo? Foi necessária sua vivência para começar a desenvolver sua ideia, mesmo que inicial, desse jiu sik.
Então, reforço a pergunta dele e te provoco: Sabendo que é um *processo* individual, o que você já pode perceber de mudanças nos combates diários?
Mudança há sim. Percebo que acabo prestando mais atenção nos detalhes da vida. Só que a gente pensa que lá no final do sistema podemos nos tornar um mestre jedi de star wars.Agora a gente é um jovem padawan imaturo.