Se na maioria das artes marciais começamos andando para dar socos e chutes, por que não no nível 1 do Programa VTexperiênce?
Boas-vindas!
Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual
Esta pergunta foi sinalizada
Eu entendo que isso se dá por um motivo que é justamente desenvolvido no nível um: antes dele nós não temos sequer condições de ficar em pé.
Não me parecer fazer sentido querer andar (algo naturalmente mais complexo) sem conseguir manter uma base fixa. No nível 1 é quando, dentro do Experience, nós desenvolvemos o enraizamento, componente fundamental para todos os demais dispositivos trabalhados.
Esse é um questionamento interessante, Raphael. Meu entendimento vai de acordo com o exposto pelo Cauê, mas vou tentar aprofundar mais um pouco minha visão.
Acredito que toda arte tenha seu fundamento e não existe um jeito certo ou errado de abordar seus fundamentos. No nosso caso, nossos Jo Si (ancestrais) desenvolveram um sistema de Kung Fu que trabalha em conjunto, não em hierarquias. Mas precisamos de um ponto de partida, certo? Qual seria o movimento mais "simples" a ser abordado?
Penso que, para nós, o primeiro ponto é saber ficar em pé... assim como no Judo o primeiro passo é aprender a cair. Logo, o primeiro movimento que vemos é o Hoi Ma, explorando como enraizar. Em seguida, segue-se essa lógica de apresentar os dispositivos corporais de combate simbólico na sua forma mais "simplificada" para depois começar a adicionar a variação nos fatores de perfomance. Lembra desses? Distancia, Posicionamento, Timing e Energia...
E muito interessante vc abordar no seu questionamento "usar as pernas para andar"!! Porque usamos e muito as pernas para aprender a ficar parado, não é mesmo?
No meu entendimento atual, essa é a lógica apresentada no Sistema VT que, por sua vez, é a inspiração do Ving Tsun Experience.
O que vc acha?
Entendi. Enraizar primeiro sem andar para depois andar enraizado.
Está gostando da discussão? Não fique apenas lendo, participe!
Crie uma conta hoje mesmo para aproveitar os recursos exclusivos e interagir com nossa incrível comunidade!
Inscreva-se| Publicações relacionadas | Respostas | Visualizações | Atividade | |
|---|---|---|---|---|
|
|
1
fev. 26
|
61 | ||
|
|
1
out. 25
|