Pular para o conteúdo

Boas-vindas!

Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual

Inscreva-se

Esta pergunta foi sinalizada
2 Respostas
52 Visualizações

Yat ji jung choei é o soco do wing chun (ou ving tsun). É O "soco do centro da letra do sol" conforme o glossário. 

Na primeira forma do nível 1 do Programa VT Experience, após o cruzamento descendente dos braços e o cruzamento ascendente dos braços e o sau kuen(concluir a ação dos braços, trazendo-os de volta para a lateral do corpo) começam as etapas do Yat ji jung choei. Após essas etapas de soco faz-se o huen sau (Mão que circunda) e por fim sau kuen novamente trazendo os braços para a posição lateral do corpo.

Já foi dito aqui no fórum sobre as 4 etapas do yat ji jung choei (etapa 1= soco em posição de retaguarda(mão de retaguarda) , etapa 2= Soco na posição do ponto de referência médio com cotovelo fundo sem esticar o braço, etapa 3= Soco com braço esticado (AMC), etapa 4= Volta para a etapa 2.

Meu  aprendizado da aula de hoje foi que na forma do VT Experience nível 1 você chega até a etapa 4 do Yat ji jung choei e depois tem que fazer huen sau e sau kuen.

No entanto, observando os vídeos do Grão Mestre Willian Moy no canal do youtube "Livro Sabedoria kung fu" tem a forma chamada de "siu nim tau" que integra o Programa Salvaguarda Moy Yat Ving tsun e é a natureza do domínio do Nível 1 do Programa VT Experience. Na forma siu nim tau parece que o yat ji jung choei vai até a etapa 3 e depois você tem que fazer huen sau e sau kuen.

Então, minha pergunta é se existe diferença entre forma do experience e a forma siu nim tau quanto as etapas do Yat ji jung choei?

Pergunta complementar: Quando você abre a mão para fazer o huen sau aquela palma pra cima é uma espécie de taan sau?

Cancelar

Boa tarde Raphael, não entendi muito bem a sua questão, depois do Choei eu particularmente não faço Tan Sau não, depois do Choei faço huen sau e sau Kuen, o Tan Sau parte do Sau Kuen... Como você mesmo disse no começo o Choi tem 4 etapas, então não entendi a necessidade de alterar isso... Entretanto dentro da sua pergunta se observarmos o movimento que vem antes e o que vem depois temos uma ótima pergunta aí...

Então, eu te respondi no outro comentário, mas sugiro você não tentar comparar o Siu Nim Tau e o Siu Nim Do no momento, mas é uma excelente observação!

Antes de Entrar na pergunta:

Yat Ji Jung Choei (日字中拳) , não é o "soco do centro do sol", no glossário, por exemplo, está "O Soco do centro da letra do sol".

Normalmente quando se vê o ideograma  字 (Ji), isso quer dizer que o significado da expressão está no formato do ideograma anterior, já falei sobre isso em uma pergunta sobre Yi Ji Kim Young Ma, neste mesmo forum. Uma tradução mais detalhada seria "o soco central em forma do ideograma de sol", isso sinaliza que o soco é feito na linha central e que o punho fica na vertical.

observe na imagem:

Da (打) não é a mesma coisa que Yat Ji Jung Choei, "Da" pode ser traduzido como bater, ou golpear, ou seja, você poderá eventualmente golpear usando o Yat Ji Jung Choei, mas não é sempre, mais adiante no nível 4, você verá formas diferentes.

Quanto a pergunta em si, está um pouco confusa, vou esperar a sua correção para responder, acrescento aos apontamentos do vinicius:
Eu até hoje não vi o momento em que se faz Sau Kuen depois de um Huen Sau vindo de um Taan Sau, Nem um Taan Sau que venha depois de um Yat Ju Jung Choei, tambem nao entendi a relação disso com as etapas do soco.

Quando elaborar melhor a pergunta, basta editar a sua postagem e eu e o Vinicius faremos o mesmo.

Cancelar
Autor

É isso. "Soco do centro da letra do sol". Sry

Autor

Segue o vídeo do Grão mestre Willian Moy fazendo a forma Siu Nim Tau. Observem somente a parte do Yat Ji jung choei : https://www.youtube.com/watch?v=b2QlbwgNzp4

Cancelar

Agora sim uma boa questão!!
Mas antes sugiro não misturar as coisas, Siu Nim Do é diferente do Siu Nim Tau, mesmo o movimento sendo parecido são propósitos diferentes...
Pelo que entendi são duas questões na sua pergunta.
1° Preciso fazer huen Sau com o braço estendido? Se sim, posso economizar uma etapa do soco?

2° Questão a palma para cima se caracteriza taan sau? A resposta é Não, mas porque? Sugiro que analise o componente associado 2.1

Seria essa a questão, se entendi bem?

Publicações relacionadas Respostas Visualizações Atividade
7
set. 25
418
3
set. 25
139
4
set. 25
407
2