Yat ji jung choei é o soco do wing chun (ou ving tsun). É O "soco do centro da letra do sol" conforme o glossário.
Na primeira forma do nível 1 do Programa VT Experience, após o cruzamento descendente dos braços e o cruzamento ascendente dos braços e o sau kuen(concluir a ação dos braços, trazendo-os de volta para a lateral do corpo) começam as etapas do Yat ji jung choei. Após essas etapas de soco faz-se o huen sau (Mão que circunda) e por fim sau kuen novamente trazendo os braços para a posição lateral do corpo.
Já foi dito aqui no fórum sobre as 4 etapas do yat ji jung choei (etapa 1= soco em posição de retaguarda(mão de retaguarda) , etapa 2= Soco na posição do ponto de referência médio com cotovelo fundo sem esticar o braço, etapa 3= Soco com braço esticado (AMC), etapa 4= Volta para a etapa 2.
Meu aprendizado da aula de hoje foi que na forma do VT Experience nível 1 você chega até a etapa 4 do Yat ji jung choei e depois tem que fazer huen sau e sau kuen.
No entanto, observando os vídeos do Grão Mestre Willian Moy no canal do youtube "Livro Sabedoria kung fu" tem a forma chamada de "siu nim tau" que integra o Programa Salvaguarda Moy Yat Ving tsun e é a natureza do domínio do Nível 1 do Programa VT Experience. Na forma siu nim tau parece que o yat ji jung choei vai até a etapa 3 e depois você tem que fazer huen sau e sau kuen.
Então, minha pergunta é se existe diferença entre forma do experience e a forma siu nim tau quanto as etapas do Yat ji jung choei?
Pergunta complementar: Quando você abre a mão para fazer o huen sau aquela palma pra cima é uma espécie de taan sau?
Boa tarde Raphael, não entendi muito bem a sua questão, depois do Choei eu particularmente não faço Tan Sau não, depois do Choei faço huen sau e sau Kuen, o Tan Sau parte do Sau Kuen... Como você mesmo disse no começo o Choi tem 4 etapas, então não entendi a necessidade de alterar isso... Entretanto dentro da sua pergunta se observarmos o movimento que vem antes e o que vem depois temos uma ótima pergunta aí...
Então, eu te respondi no outro comentário, mas sugiro você não tentar comparar o Siu Nim Tau e o Siu Nim Do no momento, mas é uma excelente observação!