Pular para o conteúdo

Boas-vindas!

Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual

Inscreva-se

Esta pergunta foi sinalizada
5 Respostas
303 Visualizações

Com qual frequência é indicado que eu repita a forma do Siu Nim Do em casa, entre estudos no Mo Gum?
Além do estudo da forma e dos estudos teóricos (blog, livros, forums, etc), existe algo que o praticante do VTExp Nível 1 deva fazer para melhor aproveitar esse primeiro contato com o Kung Fu?

Cancelar

Ao realizar a forma SIU NIM DO é interessante relembrar do Dui Lin (prática dois a dois) que levou a construção de cada Jiu Sik (dispositivo corporal de combate simbólico). É importante ressaltar que os movimentos que compõem o Componente Principal do Siu Nim Do não surgem aleatoriamente. Há uma construção lógica que vai se revelando.

Cancelar

Thiago, ótima questão! Sugiro o seguinte:

O que estudar estando fora do Mo Gun (Residência da Família Kung Fu)?:

1. Praticar de forma atenciosa a forma do SIU NIM DO procurando sentir os detalhes em função do que vem vivenciando na pratica dois a dois, pelo menos 1 vez em casa, entre uma Aula Imersiva e outra;
  2. Leitura do Livro e dos Fóruns;
  3. Participar se possível semanalmente ou de 15 em 15 dias do LIVE FÓRUM as SEGUNDAS AS 21:00 comigo e demais membros.
  4. Publicar no Fórum do Nìvel respectivo uma especie de Diário do dia de determinada Aula no Mo Gun, compartilhando suas descobertas e aprendizados para contribuir com os que estão aqui chegando no Fórum.
Cancelar

Boa noite! Leitura de qual livro?

Marcelo, esse livro aqui: https://www.vidakungfu.app/shop/viva-melhor-com-a-sabedoria-de-um-mestre-de-kung-fu-48
É um ótimo livro, pois poderá ver o Kung Fu para uma dimensão além da marcialidade.

Tenho de fato observado que a prática em casa do Siu Nim do tem ajudado bastante, principalmente na questão de fixa os movimentos.

Cancelar

Eu tenho a impressão de que até mesmo *imaginar* e relembrar a forma, os componentes associados, uma mobilização em que algo tenha chamado a atenção do praticante, tudo isso também vai tecendo conceitos abstratos e também concretos. A propósito, há algum tempo ouvi falar da *imagética motora*, e achei que fazia sentido, apesar das controvérsias.

Cancelar

Excelente pergunta Thiago, vou dar uma opinião pessoal que talvez não se aplique e dependa de caso a caso.

Acho que existe ai uma diferença entre fazer a forma e estudar a forma, então na minha opinião fazer a forma todos os dias vai te ajudar muito nos aspectos físicos, vai te dar mais equilíbrio vai te dar base, estrutura etc, só tem benefícios.

Já estudar a forma é diferente, isso requer muito tempo e o Dui Lin está ai para te ajudar, o que eu poderia dar de sugestão é estudar a forma antes da sua Aula ou MPA fazer disso um pré evento, na sua Aula você poderá tirar muito mais proveito das suas dúvidas.

Em relação aos outros estudos pra mim é o pulo do gato, com o tempo você irá perceber que o acesso não ocorre no momento da apresentação e muitas das vezes esse acesso pode ocorrer por outros vetores  (blog, livros, forums, etc) são exemplos desses vetores, depois que você perceber isso você irá perceber que quanto mais você participar mais chances terá de acessar mais rápido, então sim essa ligação dos vetores com a prática realmente ocorre, eu mesmo já tive um insight lendo o livro ou participando das reuniões do forum e isso me ajudou varias vezes com a forma.

existe algo que o praticante do VTExp Nível 1 deva fazer para melhor aproveitar esse primeiro contato com o Kung Fu?

Talvez a melhor dica que eu possa dar é aproveite ao máximo tudo que temos disponível, principalmente valorize o que temos de ''graça'', e a segunda dica, talvez você não entenda agora, mas o kung fu é individual então não espere receber nada, vá atras do que é melhor para o seu Kung Fu (esse ainda vai demorar para entender, mas o VTExp é o caminho)

Cancelar
Publicações relacionadas Respostas Visualizações Atividade
0
jan. 26
3
1
out. 25
166
8
set. 25
556
4