Pular para o conteúdo

Boas-vindas!

Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual

Inscreva-se

Esta pergunta foi sinalizada
5 Respostas
128 Visualizações

No 7 do nível 1 há a prática do chute. Contudo, para sair do Yi Ji Kim Yeung Ma e ir para o Dim Geuk, não sei se o mais apropriado é fazer a abertura inicial do primeiro pé fixando o calcanhar ou a ponta dos pés no chão. Ao fixar o calcanhar, desalinha-se em relação à posição inicial, inicialmente deslocando-se para à esquerda. Dessa forma, seria preciso um controle muito mais refinado para, ao preparar o chute com a perna direita, compensar precisamente a variação de posição causada pelo promeiro chute. Enquanto isso, ao fixar as pontas dos pés, mantém-se alinhado à posição inicial, sendo mais fácil perceber para onde o pé deve voltar após o chute.

Cancelar

A configuração inicial coloca a passagem por  Yung Geuk Jaang Wu Dui (用腳踭互對), e diz que o tutor deve aproximar os pés para tal. Para mim a maneira mais simples de fazer isso seria rotacionar o pé com o eixo de rotação na ponta dele, e nao no calcanhar, porque isso exigiria um movimento a mais, aumentando a complexidade do Dui Lin, talvez faça sentido a partir do nível dois, inclusive, no segundo e terceiro níveis, não tem mais o "aproximação dos pés"

Cancelar

O que ele quis dizer é que se eu rotacionar com o calcanhar eu preciso ter um deslocamento para a lateral, se tiver a rotação na ponta dele ou posso ficar no mesmo lugar, seria isso?
se for, faz muito sentido ser no nível 2 com deslocamento de base mesmo...

foi o que entendi, rotação com o eixo na ponta do pé vs calcanhar

Excelente pergunta, Cauê! Parabéns!

Eu tive exatamente essa mesma dúvida quando realizei o componente!

Eu acredito que a resposta é entender ambos, a natureza do nível 1 do Siu Nim Do e o componente em si.

A natureza do nível 1 do Siu Nim Do é inspirada no domínio Siu Nim Tau do sistema tradicional, logo, a ênfase é justamente no enraizamento da base e no foco no movimento simples. Perceba, então, que devido à natureza, no nível 1, tanto o Siu Nim Do, quanto os componentes associados, neste nível, são executados sobre a base enraizada, isto é, com todos os pontos do pé (conhece os pontos? Se não, recomendo o estudo! Descobrir quantos e quais são é fundamental para o estudo do enraizamento da base!!!) tocando firmemente (e igualmente) o solo e "empurrando-o" quando necessário para a geração/obtenção de energia.

Passando para a análise do componente, o Dim Geuk é conhecido como o "chute invisível do Ving Tsun", ou seja, é um chute "sem avisar que vai chutar", isto é, evitando qualquer sinal de transferência de peso ou movimentação nos membros superiores, que normalmente é onde está a atenção de um potencial adversário.

Isto posto, acho que você já tem elementos para fazer a parte mais importante que é experimentar! Na experimentação prática, tente observar esses pontos e veja o que funciona melhor. Ou seja, enquanto praticar, se pergunte "qual é a melhor forma de executar o Dim Geuk mantendo todos os pontos do pé no solo para uma geração da energia necessária de forma eficiente ao mesmo tempo em que não demonstro qualquer transferência de peso e/ou movimentação nos membros superiores?" Teste várias formas diferentes e veja qual te dá o melhor resultado! Bom estudo!

Cancelar

Concordo, no Nível 1 não faz muito sentido esse deslocamento de base, inclusive preparamos a perna de chute primeiro que a perna de apoio exatamente para respeitar essa natureza...
Se não me engano (não lembro) no nível 3 o chute acontece direto...
Vou ter que refazer todos para lembrar kkk

No Componente Associado 7.3 do nível 1, a Configuração Estratégica Inicial prevê que o tutor leve o tutorado a realizar o Dim Geuk iniciando em Yi Ji Kim Yeung Ma.

Ainda na Configuração estratégica inicial o Tutor indica a realização da base Yung Geuk Jang Wu Dui para que o turorado tenha a oportunidade de realizar o Dim Geuk. Acredito que a pergunta se refira a esse movimento. 

Para adotar o Yung Geuk Jang Wu Dui os calcanhares irão se mover em direção ao centro e se tocarão, assim o Dim Geuk será disparado. Acredito que esse movimento dos calcanhares deva ser feito com o peso do corpo distribuído de forma equilibrada nos pés. Se o corpo pesar mais para os dedos ou mais para o calcanhar a movimentação será mais facilmente percebida.

Espero ter ajudado.

Cancelar

Fala Paulo, agora eu tenho uma dúvida boa com a sua explicação kkkk
Como fazer o Yung Geuk Jang Wu Dui, posso colocar um calcanhar atrás do outro? Os dois vão estar no centro e se tocando...
Ou tem que ser um compartilhamento de centro entre os dois?
Ou a perna de apoio ocupa mais o centro do que a perna de chute?

Essa é minha grande dificuldade, quando vou chutar se o meu calcanhar estiver dividindo o centro com a perna de chute eu sinto que desloco um pouco meu copo na hora de transferir peso para perna de apoio, pode falta de habilidade, mas quando o calcanhar está no centro tenho mais facilidade

Cauê muito importante esta questão e observação, parabenizo você por isso. Bom o que diz o Material???: 

Cancelar

Boa Cauê, acho que fui o único que não entendi bem a sua pergunta

''para sair do Yi Ji Kim Yeung Ma e ir para o Dim Geuk'' - precisa ter a preparação da perna de chute e da perna de apoio antes de ir para o Dim Geuk

''não sei se o mais apropriado é fazer a abertura inicial do primeiro pé fixando o calcanhar ou a ponta dos pés no chão.'' - Qual é o primeiro pé? Preparação do Chute, não entendi o quis dizer com abertura inicial, se estiver pensando em manter o calcanhar fixo seria abertura de pé para trazer para o centro para preparar para o chute, achei interessante essa abertura, entretanto eu faço como ''fechamento'' faço o movimento inverso do Yi Ji Kim Yeung Ma

'' Ao fixar o calcanhar, desalinha-se em relação à posição inicial, inicialmente deslocando-se para à esquerda.'' Não entendi qual seria o desalinhamento? Do pé? Alinhamento em relação ao que?

'' compensar precisamente a variação de posição causada pelo primeiro chute.'' Não entendi que variação de posição seria essa? Não entendi o primeiro chute? Depois que chuta qual a variação que existe?

'' sendo mais fácil perceber para onde o pé deve voltar após o chute.'' Aqui realmente não entendi, qual é o alinhamento da posição inicial? ou melhor, qual a posição inicial? 

Esse componente é bem complexo mesmo e temos muito que analisar 

Cancelar
Publicações relacionadas Respostas Visualizações Atividade
5
abr. 25
168
2
abr. 25
82
4
mar. 25
143