Pular para o conteúdo

Boas-vindas!

Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual.

Inscreva-se

Esta pergunta foi sinalizada
2 Respostas
22 Visualizações

Se antes no Siu Nim Tau estive o tempo inteiro estacionário, estando em  Yi JI Kim Yeung Ma 二 字 鉗 羊 馬 ("Base do cavalo de prender o carneiro na forma da letra 2"), agora surgem outros pontos que me pareceram importantes: a variação da base, com a distribuição do peso durante a movimentação e a referência do tronco.

Quanto ao corpo como unidade, o ponto de mais importância e o que achei mais difícil é estar com o corpo totalmente voltado para a direção a que se refere no componente principal. Quero dizer, se há a disposição de que a direção de referência para o tronco é estar de frente, ombros e quadril devem estar nessa direção. Mas, ao se projetar para um dos lados, quando ocorre a primeira vez no Pai Jaang, com esquerda referencial, os ombros e o quadril devem seguir o mesmo padrão de alinhamento, voltados para esquerda. É necessário fazer a forma e criar essa consciência.

O Hau Ma 後馬, pelo que verifiquei, é o peso na perna detrás, representada pelo 後. Ele será esquerdo ou direito, conforme estiver voltado para direita ou esquerda referenciais, respectivamente.

Por sua vez, quando o tronco estiver voltado para frente, haverá como distribuição da base o Yau Ma 右馬 (o peso distribuído na perna direita) e o Joh Ma 左馬 (o peso distribuído na perna esquerda).

Por último, há ainda a base antero-posterior, que se trata de uma posição ou forma de apoio em que a distância entre os pés é maior na direção da frente para trás do que lateralmente e, com isso, o peso é distribuído igualmente entre as pernas, diferente dos pontos anteriores.

A distribuição correta do peso, o alinhamento do quadril e dos ombros, além da coordenação corporal como unidade facilitam a execução dos jiu sik.

Cancelar
Melhor resposta

Complementando a resposta do Juan, sugiro abordar esse inventario pensando no Cham Kiu  (尋橋) como uma lista de transferência de peso. Fora isso acho importante apontar que não há repetição na listagem, por exemplo, no começo, temos três Paai Jang (批踭) duplos, mas eles não são de forma alguma uma repetição, por exemplo, posso apontar que no primeiro a base sai de Yi Ji Kim Yeung Ma (二字鉗羊馬) para Hau Ma (後馬) direito, depois de Hau Ma (後馬) direito para Hau Ma (後馬) esquerdo, depois de Hau Ma (後馬) esquerdo para o Hau Ma (後馬) direito. Nesse exemplo, vemos Hau Ma (後馬) direito duas vezes, mas não houve repetição, devido ao ponto de partida que nos faz chegar nele.

Cancelar
Autor

Realmente eu verifiquei isso, sobre a importância da distribuição do peso. Nessa semana, eu vi também sobre a importância do posicionamento dos pés e ter essa consciência. É o que estou tendo maior dificuldade na execução do componente principal, especialmente na transição de um jiu sik e outro.

Melhor resposta

Sugiro abordar a Lista como um inventário de possibilidades; o quadril tem vários movimentos e é afetado pela distribuição de peso. 

É importante também ressaltar que, como inventário, ela não é exaustiva, mas da espaço para abarcar todas as possibilidades. 

É útil pensar em “equilíbrio de posicionamento”, como disse o patriarca Moy Yat, e não em “equilíbrio de posição”.

Cancelar
Autor

E qual a diferença entre uma expressão e outra (posicionamento e posição)? Por enquanto é muito incipiente para eu compreender a diferença.

Publicações relacionadas Respostas Visualizações Atividade
1
mai. 25
61
3
abr. 25
240