Pular para o conteúdo

Boas-vindas!

Compartilhe e discuta o conteúdo conforme seu Nível e Domínio, aprenda mais e pontue para uma avaliação de novo acesso de Nível do seu programa atual

Inscreva-se

Esta pergunta foi sinalizada
2 Respostas
90 Visualizações

Sobre a grafia romanizada do termo 詠 春 o Grão-mestre Leo Imamura em seu livro: "VING TSUN - A Cultura Marcial Chinesa para as Batalhas que Ninguém Vê" no capitulo 1 - Começando pelo nome, disserta e orienta sobre esse assunto.

Peço que quem leu o livro, colabore aqui neste forum para aqueles que estão em dúvida sobre a transliteração.

Cancelar

Como apontado, a arte é denominada como 詠春. Para tanto, a romanização me parece que foi estabelecida inicialmente como Wing Chun e, com a fundação da Ving Tsun Athletic Association, passou a receber um novo tipo de escrita, identificando a nossa linhagem e o contexto histórico que se seguia à época, justificando a alteração da romanização do termo. Os três (詠春, Wing Chun ou Ving Tsun), assim, representam um só.

Um ponto que não é abordado no livro, embora já tenha sido mencionado em outros contextos informalmente, diz respeito à suposta influência da abreviação “WC” (Water Closet). Segundo essa versão, haveria um desconforto em associar Wing Chun a essa sigla, o que teria motivado a adoção de Ving Tsun (VT). No entanto, a ausência dessa explicação na obra sugere que se trata de uma narrativa de pouca relevância histórica ou mesmo questionável quanto à sua veracidade. Alguém saberia o motivo disso não ter sido abordado no livro?

De um jeito ou de outro, o Si Gung explica bem quando faz a analogia com o Brasil. Brasil ou Brazil se referem ao mesmo país, o contexto muda de acordo com a maneira que se escreve, mas o país continua sendo o mesmo.

Cancelar

Obrigado por esclarecerem não somente a mim, mas a  todos os que estão começando na jornada kung fu.

Muita gente de fato quando começa o VTExperince conhece a arte como "Wing chun" e não como "Ving Tsun".

Confesso que ainda não li o livro do Si Gung. Mas quando entrei como aluno me fascinaram os filmes de ip man e de bruce lee. A gente associa wing chun muito a isso. Com estas grandes personalidades marciais.

Tem gente que antes pesquisa a história da monja Ng mui e Wing chun. Aliás, o nome dela foi Wing chun?

Mas de qualquer forma minha jornada kung fu continua!

Cancelar